Cursos de Aperfeiçoamento de Futsal - Conclusões
Foi publicado o Comunicado Oficial nº132, datado de 22 de Outubro de 2008, com as conclusões dos Cursos de Aperfeiçoamento e Actualização de árbitros e observadores, realizadas em Agosto, Setembro e Outubro de 2008. Consulte o comunicado no link abaixo: http://www.fpf.pt/portal/page/portal/PORTAL_FUTEBOL/Comunicados2008/ComunicadosOficiais/CO132_Cursos_aperfeicoamento_Futsal_Conclusoes.pdf
Desde já quero dar os parabéns pela possibilidade de falar sobre um tema tão "vandalizado" que é as arbitragens. Queria só aproveitar a sua experiência para me esclarecer a seguinte dúvida:
ResponderExcluir- Nas leis do jogo é referido que o guarda-redes não pode ter a bola na sua posse mais do que quatro segundos dentro do seu meio campo defensivo.
A minha dúvida é: se a bola sair pela linha final - originando um lançamento de baliza -, o árbitro pode contar o tempo - entenda-se os quatro segundos - se a bola estiver no chão?
Por exemplo: eu sou guarda-redes, um atacante remata para fora, eu vou buscar a bola e, de fora do campo, mando a bola para o meio da área para a reposição. O árbitro pode - e deve - contar o tempo mesmo com a bola no chão?
Cumprimentos,
Armando Gomes
Boa Noite.
ResponderExcluirAntes de mais, deixe que lhe dê as boas vindas a este meu espaço.
No caso prático que apresenta, se o guarda-redes foi buscar a bola e a coloca dentro da área deve-se proceder de imediato á contagem dos 4 segundos para que não haja perdas de tempo.
Os árbitros devem iniciar a contagem assim que estiverem reunidas as condições para a reposição, o que parece ser o caso, no exemplo que apresenta.
Cumprimentos