Portugal carimba passaporte para o Europeu com brilho







Ao 3º dia de competição Portugal volta a mostrar o porquê de ser uma das grandes potencias mundiais da modalidade. Portugal precisava de ganhar para se apurar e de golear para conquistar o primeiro lugar no grupo. O 8-1 final foi suficiente para carimbar o passaporte para a Hungria com honra. Diga-se que a jogar como fez hoje Portugal só podia golear tal a maior qualidade que patenteou.

Desde muito cedo se percebeu que a atitude estava diferente, Portugal foi sempre pressionante, controlou muito bem a posse de bola e não deixou que a sorte ou falta dela interferisse com o desfecho da partida. Joel assinou uma grande exibição e foi uma das pedras basilares, num dia em que todos estiveram ao nível que se esperava.

Logo aos 2 minutos Gonçalo enviou uma bolá à barra, dando o mote para o que viria a ser a partida, na resposta também a Polónia acertou no ferro. Seria numa jogada de bola parada que a selecção das quinas chegaris à vantagem, num lance muito bem trabalhado por Pedro Costa e Leitão, finalizado a preceito por Gonçalo. Poucos minutos depois Leitão e Pedro Costa voltam a rubricar uma jogada notável e o Luso-brasileiro com um remate rasteiro a fez o 2-0.

A excelente exibição de Portugal só foi abalada por um momento de permissividade em que deixou Dariusz rematar em posição frontal e com João Benedito a poder fazer algo mais a Polónia reduziu. Só que hoje Portugal não tremeu, pressionou muito alto, recuperou muitas bolas perto da área contrária e num desses momentos Pedro Costa serviu Cardinal que à 2ª marcou.

Ainda antes do intervalo Joel tem uma arrancada notável pela ala esquerda, para depois oferecer o golo a Arnaldo. Depois do intervalo sentiu-se que o apuramento estava conquistado, faltando apenas a goleada para que os jogadores reavessem os patamares qualitativos a que habituaram os amantes da modalidade.

Os 2ºs 20 minutos ficam marcados por mais 4 golos, muita tranquilidade e sobretudo um controlo completo da partida por parte dos jogadores nacionais. Israel fez o 5º a passe de Arnaldo e de seguida Joel com dois golos fez o 7-1 que dava o brilho que faltara nos dias anteriores. Antes do terminus Joel ainda teve tempo para mais uma assistência, desta feita para Marinho que assim fixou o 8-1 final.

Os jogos das primeiras duas jornadas só não podem ser esquecidos porque é com eles que se aprende, mas hoje viu-se uma demonstração clara que aquela não era a nossa selecção. Portugal conquista a 4ª presença consecutiva em campeonatos da Europa, tem as malas feitas para a Hungria onde em Janeiro irá de certeza voltar a encher de orgulho todos os portugueses.

Declarações de Orlando Duarte ao flash interview da Sporttv

"Jogámos ao nosso nível e a partir daqui voltamos a ser nos próprios e isso é que era importante. Já falámos entre nos e não podemos pensar que os jogos estão ganhos antes de o estarem, fizemos dois bons jogos em Espanha e talvez alguns jogadores tenham pensado que aqui os jogos estavam ganhos. Costumo dizer que quando os alunos não aprendem o erro é do professor, assim se eles pensaram isso o culpado fui eu. Falamos sobre o que se tinha passado e esta é a nossa qualidade, temos estado em todas as fazes finais isso é que é importante e depois veremos o que iremos conseguir fazer no europeu".

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

2ª Jornada da 1ª Divisão - Sábado